Portuguese Study Group (virtual)

Hi,

I am Tiago Palas Santos from Lisbon, Portugal and I’d like to start a Portuguese Study Group. I saw in the introduction topic, that there are a couple of Portuguese speaking people here. Anyone interested in meeting online once or twice a week (Teams, Slack, …)?

Tiago

Hello Tiago, I’m from Brazil and I’m interested too. I haven’t seen any Brazilian study group yet. Maybe we can create a Portuguese (language, not nationality) virtual study group

Of course :slight_smile:

Will edit the topic to Portuguese (if I can).

Nice to meet you Fernando

Nice to meet you too Tiago! :slight_smile: Are you interested in having the study group only for those who already have access to the forum or also re-streaming to outsiders?

is restreaming allowed? as in Portugal it is 1.30am, it is not easy :stuck_out_tongue:

Re-streaming is allowed as long as the original links aren’t shared and people have to sign up to access. But that would be just for watching the course. We can have a smaller study group with those in the forum for weekly meetings and maybe working on some project

How do you want to set it up?

I also agree on the study group :slight_smile: what platform do you suggest we use?

Olá a todos.
Fernando, conseguiu montar um grupo de interessados em um grupo de estudo.
Sei que há vários veteranos do grupo de BRasília que devem acessar o curso, mas não sei quem teria disponibilidade para participar regularmente.

Fala @ErickMFS!

Acabei não montando. Minha maior barreira foi uma boa solução para este re-stream do live. Acaba não sendo prático pois dependeria de minha conexão local (Download e Upload de alta qualidade).

Olá Eu sou Ricardo Primi de Campinas, Brasil. Até julho, sou professor visitante na Universidade da California em Berkeley onde estou morando atualmente. Estou interessado em participar do grupo !
Sigo acompanhando aqui
Abraços
Ricardo

1 Like

@wittmannf @rprimi como querem alinhar abordagem conjunta?

Para a sessão 1, o que definimos como objetivos?

  • Ler capitulo 1 do livro
  • Confirmar que temos capacidade de executar os notebooks?

Obrigado,
Tiago

1 Like

Gostei das sugestões Tiago! Se quiserem executar no colab, eu fiz o setup dos pré-requisitos aqui: https://colab.research.google.com/github/WittmannF/course-v4/blob/master/nbs/01_intro.ipynb

Estarei atualizando versões para colab neste fork do repositório: https://github.com/WittmannF/course-v4

1 Like

Bem vindo Ricardo! Eu fiz mestrado na Unicamp.

Caso se interessem em me ajudar com este projeto:

Eu gostaria de coletar os dados históricos de número de casos de Covid-19 por país. A melhor fonte é a WHO, no entanto eles compartilham estes dados em arquivos PDF. Estou pensando em criar um scrapper para coletar tais dados.

O GitHub do John Hopkins não resolve?

Podemos igualmente montar pipeline para despejar para uma tabela mas certamente já existem soluções para esta parte:

1 Like

Valeu por compartilhar @ttsantos! Era exatamente isso que estava procurando. É uma pena que a base de dados está outdated. Mas já serve como ponto de partida.

UPDATE:

Oi Pessoal,
Sou co-organizador do study group de Brasília, junto com o Erick. Acho legal termos este grupo mais para propor projetos usando dados de interesse do Brasil ou outra necessidade específica nossa. Entretanto, por experiência própria, acreidto que a maioria dos colegas vai preferir usar o grupo geral do curso. Bora estudar!

Boa tarde.

Acho que esta informação pode ser do interesse dos participantes deste tópico:

Após a publicação por Jeremy do curso na sexta passada, o AI Lab da Universidade de Brasília (UnB) acabou de abrir a categoria correspondente em seu fórum: https://forum.ailab.unb.br/

Essa categoria “Curso fastai - Parte 1 (2020)” foi utilizada entre março e maio para ensinar em português o Deep Learning para alunos da UnB com base esse novo curso fastai (obrigado a esses alunos!).

Agora, todas e todos têm acesso a essa ferramenta online (o fórum do AI Lab) para estudar em português o curso fastai, trocando ideias e conteúdos, e o Deep Learning em geral :slight_smile:

E isso, claro, além das milhares de perguntas / respostas / códigos em inglês postados no fórum fastai pela comunidade internacional que já estudou o novo curso este ano.

Nota: essa categoria “Curso fastai - Parte 1 (2020)” vai ser usada de novo (e por isso, vai ser atualizada frequentemente) neste semestre até dezembro pela nova turma da disciplina “Aprendizado de Máquina” da UnB.

2 Likes